27 março 2016

[Resenha]- Os 13 Porquês - Jay Asher



Autor: Jay Asher
Ano: 2009
Páginas: 256
Genêro: Romance
Editora: Ática
***

E se você chegasse em casa e encontrasse uma caixa com sete fitas cacetes dentro, e nessas fitas estaria os motivos de sua colega de classe ter se suicidado? 
Foi isso que aconteceu com Clay. Assim que chega em casa encontra uma caixa de sapatos endereçada a ele, nela há sete fitas cacetes. Nessas sete fitas Hannah Baker conta os 13 (principais) motivos de ter se matado, Clay não acreditando que seu nome estaria no meio de todos os outros escuta acreditando que houve um engano. Tudo começou por culpa de um boato mal intencionado que fizeram contra Hannah e foi ai que a 'bola de neve' começou a ganhar forma.

"Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber ao meu respeito. Mas eu de verdade." 

No decorrer das fitas ele escuta todos os desabafos de Hannah e vai acompanhado os lugares em que se passa a histórias das fitas, por um mapa marcado com estrelas vermelhas que Hannah deixou para ele antes de se matar. Quando ele escuta seu nome seu chão desmorona, ele não acredita que ela fez algo tão ruim e ele contribuiu, mas não foi apenas culpa dele pois Hannah já estava no seu limite e bastou o empurrãozinho de umas pessoas para ela cometer algo tão horrível como esse. Esse livro tem um tema forte que nos faz pensar em pessoas a nossa volta que talvez precisa de ajuda e nos apenas pioramos a situação, esse livro mexe muito com o leitor, a partir do momento em que você começa a ler não consegue parar porque a curiosidade de saber o que Clay fez fala mais alto e quando descobre você sofre junto com Clay pois a indignação é grande. Posso dizer que esse livro não é um romance que tem um final feliz então não se engane muito com o gênero "romance", a narrativa é envolvente, o modo como ela detalhou o livro da para imaginar facilmente o cenário do livro, eu literalmente me senti na pele de Clay haha. Me surpreendi com a atitude de Clay no final do livro, enfim, super recomendado. Obrigada por lerem ate o final, sua participação é mega importante, ate a próxima resenha!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário